Os perfumes atalcados apresentam-se delicadamente para Osmoz
Questões e seleções

Os perfumes atalcados apresentam-se delicadamente para Osmoz

13 march 2014

Reminiscências de odores de infância e de mamãe, as notas atalcadas nunca deixam de evocar os eflúvios de talco, batom e outros cosméticos. Aliás, elas herdaramseu nome dos famosos pós de arroz, compostos de rizomas de íris, com nuances de violeta. Depois, o íris, a rosa, a violeta ou o heliotrópio foram amplamente convocados para a paleta do perfumista para exprimir uma feminilidade intemporal. Porque elas também sabem ficar glamurosas à vontade, as notas atalcadas se revelampara nós em Osmoz.

Maravilha de romantismo, L’Heure Bleue de Guerlain retrata a serenidade de um passeio pelos cais do Sena ao ritmo de um pôr-do-sol sem fim. Criada em 1912 no alvorecer da guerra, L’Heure Bleue é um perfume nostálgico e poético. São as nuances atalcadas (íris, heliotropina) que narram sua doçura melancólica, em torno de um buquê floral (flor de laranjeira, cravo), cuja evolução adocicada se perde em um leito colorido com sândalo e baunilha. De rara elegância, é um perfume sutilmente envolvente, cujas múltiplas facetas são emoções variadas.

Deliciosamente retrô, Ombre Rose surgiu no entanto em 1980, enquanto Jean-Charles Brosseau procurava uma assinatura olfativa para seu universo criativo. Impressão de verdadeira delicadeza, este perfume deve seu charme à sua nuvem vaporosa de rosa, cumarina, pêssego e baunilha, de uma doçura requintada. Um perfume que seduz por sua feminilidade fora do tempo, longe das tendências, rigorosamente atemporal.

 


Mas as notas de “pó de arroz”abandonam voluntariamente o efeito madeleine de Proust por um registro mais sexy. A exemplo de Lipstick Rose das Editions de Parfum Frédéric Malle, em que o acorde de íris, rosa e violeta se moderniza com uma pitada de framboesa, que o refresca com um sopro brilhante e alegre.Esta fragrância com tonalidades atraentes e falsos ares de caramelo, embriaga você como o sorriso malicioso de uma starlet em botão.

 


À procura de um perfume de boudoire voluptuoso ? Deixe-se inebriar por Putain des Palaces de Etat Libre d’Orange e seus volteios de rosa, violeta, heliotrópio e lírio-do-vale. Reinterpretando um gênero clássico com a ajuda do cominho, uma pitada animal e um toque de camurça, este perfume esboça uma coqueteria carnal, em que a redondez das notas atalcadas se mistura aos trunfos petulantes de almíscares não tão ingênuos...

 


Há mil outras pequenas joias olfativas para descobrir, se as fragrâncias atalcadas atraem você. Da ternura refinada de um Love, Chloe, aos eflúvios cosméticos e apimentados de Flower de Kenzo, saiba descobrir a pérola rara nos lineares das perfumarias clássicas. A menos que você prefira se envolver em um rastro mais exclusivo: a feminilidade exacerbada de um Soavissima de Profumum Roma ou as nuances matizadas de íris e ambreta do sofisticado Perlerette de Volnay quesó esperam por você.

 

Sophie Normand

Sophie Normand

Descubra seu perfil

Apaixonada por perfumes desde a adolescência, fui no entanto estudar direito e depois jornalismo. Foi quando eu era redatora que tive a ideia, há mais ou menos 3 anos, de um blog sobre perfumes. Em paralelo, compartilho minha paixão através de outros suportes (OSMOZ, l’olfathèque,...

Você quiser ler mais comentários ? Veja mais
    Você quiser ler mais comentários ? Veja mais