Quando se conta o Brasil em perfume...
Revista OSMOZ

Quando se conta o Brasil em perfume...

10 september 2013

Copa do mundo que se delineia no horizonte, recente visita do Papa: o Brasil atualmente ocupa o centro das atenções.  Osmoz estudou portanto, um pouco mais de perto, este país que focaliza tantos olhares sobre si este ano, a fim de decifrar as tendências olfativas. Caso o perfumista que você é projete fazer uma viagem para lá nos próximos meses...

 

Uma outra maneira de “consumir” o perfume

 

Os brasileiros vivenciam o perfume de outro modo. Diferentemente dos europeus que frequentemente associam perfume com sedução, lá, é a sensação de uma experiência perfumada que predomina. Perfume, sabonete, cuidados para o corpo, para o rosto, perfume para o ambiente: é verdadeiramente o universo da beleza que ocupa o lugar de honra. Os meios de distribuição também variam sensivelmente, já que a venda direta (porta a porta) é muito comum no país.

 

Outras latitudes, outras preferências olfativas...

Se a gourmandise persisteno ocidente, no Brasil, onde as temperaturas sobem rapidamente, a tendência seria de preferênciaas notas florais frescas e doces para as mulheres, e também as fragrâncias cítricas, como em todos os países “quentes”.  Do lado masculino, os perfumes aromáticos e amadeirados alcançam um franco sucesso. Mas em geral, a paixão dos brasileiros pelos acessórios perfumados (sabonetes, cuidados corporais) encontra-se também nas inclinações olfativas: adora-se os odores de limpeza nos perfumes. A maneira de se perfumar também difere, visto que privilegia-se os frascos “splash”, para se ter uma sensação mais “refrescante”.

 

As marcas que vão de vento em popa no Brasil

 

Os brasileiros preferem as marcas locais como O Boticário ou então Natura, esta líder da cosmética brasileira em que a noção de bem-estar está no centro do conceito. Quanto às marcas francesas, no Brasil elas são mais reservadas a uma elite: a Occitane por exemplo, é designadacomo de “luxo”. Todavia o interesse crescente dos brasileiros pelo universo da beleza, bem como a retomadada atividade econômica que lá impera, fazem dele um mercado mundial em plena expansão no setor da cosmética, atraindo assim em sua esteira algumas grandes redes: a bem recente instalação da Sephora até poderá modificar os hábitos e costumes deste país nos próximos anos...

 

Brasil, fonte de inspiração para os criadores de perfumes

Se o Brasil atrai, ele é antes de tudo um país cujas riquezas naturais em termos de matéria-prima são muito utilizadas na perfumaria. O pau-rosa (Jicky, L’air du Temps) é um exemplo, bem como a indispensável fava tonka, indissociável da guerlinade. O café, evidentemente, que encontramos em A Men de Thierry Mugler, ou ainda o mate (l’Heure Fougueuse de Cartier), são muitos outros recursos explorados pelos perfumistas, sem esquecer  as frutas exóticas (goiaba, maracujá) que encontramos até nas velas:  Merida de Cire Trudon. Finalmente, o folclore brasileiro também insufla um vento de criação entre as marcas de nicho, visto que o recente Batucada de L’Artisan Parfumeur quer ser um hino a esta tradicional reunião festiva brasileira para cantar e dançar ao som do batuque.

Sophie Normand

Sophie Normand

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Apaixonada por perfumes desde a adolescência, fui no entanto estudar direito e depois jornalismo. Foi quando eu era redatora que tive a ideia, há mais ou menos 3 anos, de um blog sobre perfumes. Em paralelo, compartilho minha paixão através de outros suportes (OSMOZ, l’olfathèque,...

  • 18 march 2014

    Natura..puedo decir que esta linea a llegado profundamente a casi toda sudamerica..don productos ricos en escencia y aroma

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  • 11 october 2013

    C'est super intéressant de savoir le rapport qu'on les différents pays avec le parfum, les notes qu'ils préfèrent etc. J'adorerais pouvoir lire "un tour du monde des parfums" aussi!

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  • 08 october 2013

    Merci pour ce bel article qui m'apprend des choses (tout, en fait) sur le lien entre les Brésiliens et leurs parfums. Je n'y connais rien et j'adore voir les usages culturalisés des produits de beauté.

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  • 01 october 2013

    Quel beau voyage olfactif ! J'en redemande !

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