Revista OSMOZ

Os endereços iconoclastas do perfume

08 november 2013

Você é apaixonado(a) por perfumes raros ? Osmoz preparou para você uma lista de endereços que saem dos roteiros conhecidos. Então, a caminho para belas experiências perfumadas...

 

Paris

Para variar das tradicionais perfumarias, nós selecionamos 10 lugares raros na capital que encantarão os perfumistas.

Serge Lutens

1) Marie-Antoinette

Não longe do Hôtel de Ville, Marie-Antoinette é um lugar reservado e caloroso onde se tem prazer em sentir e falar perfume. Também apaixonado por perfumes, Antonio lhe apresentará marcas raras, que não se encontram mais em todo lugar.

Infos: 5 rue d’Ormesson, place du Marché Sainte Catherine, 75004 Paris, tel : 01.42.71.25.07

2) Salons du Palais Royal Serge Lutens

Não se intimide com este lugar suntuoso e austero em tons de cinza e ametista. Situado bem perto do Louvre nos Jardins do Palais Royal, este espaço abriga toda a coleção de perfumes Serge Lutens. Imprescindível visitar pelo menos uma vez na vida...

Infos : 142 galerie de Valois, 75001 Paris, tel : 01.49.27.09.09

3) Liquides

Mais uma nova perfumaria ? Não, é um “bar de perfumes” ! Neste lugar imaginado pelo designer Philippe di Méo, os fãs de perfumes alternativos certamente encontrarão felicidade. Excelente recomendação e grande variedade de preços (de 31 € a algumas centenas de euros)

Infos : 9 rue de Normandie, 75003 Paris, tel : 09.66.94.77.06

4) État Libre d’Orange

A alguns minutos de lá, État Libre d’Orange convida você a descobrir sua loja. E se você ainda não conhece esta marca atrevida e suas criações (Vierges et Toréros, Putain des Palaces, La Fin du Monde…), vá correndo para lá. Amamos a decoração do lugar, ela também, ousada.

Infos : 69 rue des Archives, 75003 Paris, tel : 01.42.78.30.09

5) Nose

Recém-chegado ao universo dos perfumes raros, Nose propõe uma grande seleção de grifes de nicho.  Perfumes fortes e outros mais fáceis de usar, que podemos descobrir no iPad graças a um diagnóstico de perfume personalizado.

Infos : 20 rue Bachaumont, 75002 Paris, tel : 01.40.26.46.03

La Cour des Senteurs

Jovoy

6) Colette

Esnobe, Colette ? Mas não, só um pouco em voga. Colette ainda hoje é “O” lugar trendy da moda e dos acessórios em Paris. Alguns vão lá por causa do Water bar, outros pelos últimos tênis basquetes disponíveis com exclusividade. Vá pelo espaço beleza e perfume no 1º andar. Pequeno, mas especializado.

Infos : 213 rue Saint-Honoré, 75001 Paris, 01.55.35.33.90

7) Jovoy

A dois passos do jardim das Tuileries, Jovoy revela sua linha de perfumes em um lugar concebido como um escrínio. Mas em Jovoy, não se encontra somente os perfumes Jovoy ! Inúmeras marcas de perfumes e velas vindos da França e de outros lugares para se descobrir.

Infos : 4 rue de Castiglione, 75001 Paris, tel : 01.40.20.06.19

8) La Scent Room do Printemps Haussmann

Aninhado no coração de “La Belle Parfumerie”, La Scent Room do Printemps dá destaque às grifes de nicho em belos espaços : Frédéric Malle, Tom Ford, Serge Lutens, L’Artisan Parfumeur e inúmeras outras. Uma perfumaria de grande magazine que muda os grandes magazines.

Infos : 64 boulevard Haussmann, 75009 Paris, tel : 01.42.82.50.00

9) Oriza L. Legrand

Antiga marca de perfume recentemente relançada, Oriza L. Legrand propõe criações olfativas que convidam a viajar e a sonhar, longe do cotidiano e da banalidade. Para descobrir em sua nova butique boudoir com um charme sutil.

Infos : 18 rue Saint-Augustin, 75002 Paris, tel : 01.71.93.02.34

10) La Cour des Senteurs

Vamos, deixemos Paris por Versalhes. A cidade já possuía uma escola de perfumaria, a Isipca, e um conservatório de perfumes, a Osmothèque. A partir deste ano, abriu uma nova área para os amantes de perfumes: La Cour des Senteurs. No programa da visita: uma butique de velas assinada por Diptyque, uma perfumaria Guerlain... e para completar, uma visita ao Jardin des Senteurs e ao Potager du Roi.

Infos : 8 rue de la Chancellerie, 78000 Versailles

 

Província

Paris isso, Paris aquilo : não é somente Paris que possui belas perfumarias ! Nós selecionamos 10 cidades e em cada uma um lugar perfumado para descobrir.

Le Bistro de la Beauté (Annecy)

La Maison du Parfum (Rennes)

1) Asmara, Bordeaux

Asmara é uma perfumaria elegante e cosy em pleno coração de Bordeaux. O lugar, com decoração acolhedora, oferece uma seleção de perfumes de criadores de velas. A alguns minutos de lá, na alameda de Tourny, a Parfumerie de l’Opéra propõe uma oferta perfumada complementar, ligeiramente mais clássica.

17 rue du Temple,  33000 Bordeaux, tel : 05.56.81.14.56

2) Ombres Portées, Estrasburgo

Você sem dúvida já conhece a charmosa butique do mesmo nome em Lille. Após seu sucesso, Ombres Portées abriu uma perfumaria em Estrasburgo. Os fãs de perfumes raros apreciarão...

Infos : 7 rue du Sanglier, 67000 Strasbourg, tel : 03.90.22.59.04

3) Le Bistro de la Beauté, Annecy

Fã de belas essências ? Le Bistro de la Beauté lhe permitirá descobrir lindas marcas de perfumes raros e de velas.

Uma dica a mais: os ateliês perfumados, oferecidos todo sábado. Aí está uma boa ideia !

Infos : 1 rue Camille Dunant, 74000 Annecy, tel : 04.50.32.44.16 

4) Qu’importe le flacon, Montpellier

Aficionada por perfumes, mas também por gastronomia, Anne acolhe você nesta pequena perfumaria bem agradável situada no bairro de Ecusson. Uma ode à bela perfumaria francesa.

Infos : 8 rue du Petit Saint-Jean, 34000 Montpellier, tel : 04.67.58.88.70

5) La Maison du Parfum, Rennes

Em sua butique escrínio, Charlotte lhe apresentará uma linda seleção de perfumes de autores, entre os quais alguns são raros de encontrar (Etro, Arquiste, Heeley…). Às vezes com a vantagem adicional de um criador ou perfumista convidado. Perfumistas bretões, se vocês ainda não conhecem este lugar, descubram-no depressa.

2 rue Leperdit, 35000 Rennes, tel : 02.99.78.47.55

6) Série Noire, loja conceito, Lille 

Série Noire é uma loja conceito em voga que agradará aos fãs de moda e de perfumes. Fragrâncias e velas não são majoritárias aqui, mas a oferta olfativa é original e especializada (Histoires de Parfums, Comme des Garçons, Escentric Molecules…).

Infos : 14 rue Lepelletier, 59000 Lille, tel : 03.28.36.00.03

Haramens (Clermont-Ferrand)

Fragonard (Grasse)

 

7) Haramens, Clermont-Ferrand

Haramens : atrás deste lindo nome se esconde uma perfumaria alternativa que destaca os criadores de perfumes. Lutens e Diptyque estão ao lado de marcas mais raras como Phaedon, Huitième Art e Parfumerie Générale.

Infos : 17 rue Saint Genès, 63000 Clermont-Ferrand, tel : 04.43.11.40.63

8) L’Atelier Parfumé, Lyon

No bairro Presqu’île, L’Atelier Parfumé convida você a uma viagem olfativa para descobrir marcas confidenciais: Mona di Orio, Del Rae, Isabey, Houbigant… Um endereço para passar seu tempo e descobrir o perfume raro que combina verdadeiramente com você.

Infos : 27 rue Tupin, 69002 Lyon, tel : 04.72.40.23.14

9) Taizo, Cannes

Neste templo dos perfumes, você encontrará lindas criações frequentemente difíceis de encontrar. Amouage, Byredo, Armani Privé, Cire Trudon… as mais belas marcas de perfumes na Côte d’Azur estão em Taizo.

Infos : 120 rue Antibes, 06400 Cannes, tel : 04.93.39.57.58

10) Fábrica e butique Fragonard, Grasse

Fragonard possui sua fábrica histórica no coração da velha cidade de Grasse. Ela pode ser visitada todos os dias, inclusive aos domingos. Técnicas de fabricação e de embalagem, história do perfume: a visita à fábrica termina em um museu particular e em uma butique de perfumes, cosméticos e sabonetes.

Infos : 20 boulevard Fragonard, 06130 Grasse, tel : 04.93.36.44.65

 

A viagem perfumada termina. Hélas... Nós devíamos fazer uma seleção, e não pudemos falar de todos os soberbos lugares ligados ao perfume na França. Não hesitem em revelar os favoritos de vocês.

 

E você, quais são seus endereços de perfumes preferidos ? Conte para nós.

Iris Delambre

Iris Delambre

Descubra seu perfil

Sempre que um perfume é lançado, quero descobri-lo. Para comprar? Não necessariamente. Eu tenho dezenas de frascos de perfumes. Centenas? Bem... é possível. Os perfumes são uma paixão, senão eu escrevo. Amo escrever. Escrever sobre perfumes? Que boa idéia! MEU PRIMEIRO...

  • 16 january 2014

    Si vous achetez des parfums et avez envie d'en connaître plus,allez chez Roger & Gallet,195,rue Saint-Honoré ,premier arrondissement.J'y ai acheté une très belle édition 150 ans avec Roger & Gallet avec 7 échantillons de parfums inclus y compris Jean Marie Farina Eau de Cologne.Et les célèbres savons ronds!!!

    Reportar abuso
  • 16 january 2014

    Cette année,lors de mes ballades parfumées dans Paris,j'ai décidé de continuer mes découvertes de boutiques que les touristes ignorent en se pressant dans ces magasins "français" Sephora,Marionnaud et Nocibé.Presque deux heures passées à Jovoy ne m'ont fait connaître qu'une toute petite partie de parfums qui y sont présentés.Une boîte de parfums Mona di Orio à étudier,Olfactive Studio à découvrir...Plus d'une heure de plaisir parfumé chez Oriza Legrand Parfums et je pars avec un flacon de Déjà le Printemps...63,avenue des Champs-Elysées- une adresse utile pour les amateurs de parfums arabes,y compris des parfums de oud.Les prix,franchement,ne sont pas très abordables,mais on y verse des parfums choisis dans de petites bouteilles...

    Reportar abuso
  • 02 january 2014

    A Lyon, n'oublions pas la charmante boutique "la Mure favorite". Un accueil souriant, une écoute et de belles découvertes à faire. Un must pour la gentillesse et les marques présentées. Et puis depuis 3 semaines, le Printemps de Lyon vient de faire place à de nouvelles marques et aux exclusifs de Chanel. Mention très spéciale pour l'accueil sur le petit stand Frédéric Malle. Un passionné, un vrai; C'est tellement agréable.

    Reportar abuso
  • 10 november 2013

    Le must reste tout de même Les Palais Royal de Serge Lutens!! Un ma-ssa-cre! Accueil très agréable, pas snob ni hautain du tout! Des parfums à faire pleurer, une ambiance magico-mystique et des échantillons multiples si on veut essayer : que du bonheur!

    Reportar abuso
Você quiser ler mais comentários ? Veja mais
    Você quiser ler mais comentários ? Veja mais