Revista OSMOZ

O perfume sob medida, a busca de um absoluto

19 january 2015

A perfumaria de exceção tem belos dias diante de si. As grifes confidenciais não cessam de florescer no mercado, com várias fragrâncias originais para quem procura sair dos caminhos já trilhados. Mas o luxo extremo poderia se parecer com essa coisinha a mais: um perfume sob medida. Uma assinatura feita à mão, ao sabor de de nossos menores desejos. Um sonho extravagante que tecem os grandes nomes do perfume, se bem que existam algumas alternativas mais acessíveis. Osmoz se esgueirou pelos bastidores desse trabalho de ourives que é a criação de um rastro único.

 

A concepção de um perfume “couture” entre as grandes marcas, a expressão do luxo supremo

 

Entre elas, Guerlain, evidentemente, que já compunha sob encomenda no século XIX. A exemplo de Eau de Cologne Impériale destinada à Imperatriz Eugênia em 1853, que aliás fez seu renome na Corte. Uma tradição solidamente ancorada nos genes do perfumista francês e perpetuada até hoje.

 

 

Sylvaine Delacourte, diretora de Avaliação e Desenvolvimento, elaborou um método particular, que lhe permite identificar as expectativas e a personalidade do cliente. Captar suas lembranças de infância, sua sensibilidade às matérias, seus gostos e cores, tantos elementos que a levam intuitivamente para a cartografia olfativa de seu interlocutor, que ela confia em seguida ao savoir-faire do perfumista da maison, Thierry Wasser. Uma longa conversa que pode se estender por um ano, no curso de reuniões, diferentes experiências e controles de inocuidade, a fim de obter dois litros de uma fórmula que pertencerá ao cliente por toda a vida. Pelo preço de 37 000 euros, este perfume de exceção lhe será entregue em um frasco de cristal Baccarat de 2 litros, acompanhado de 20 outros frascos de tamanho menor, tudo dentro de uma soberba maleta de couro.

 

Qualitativa e finamente cinzelada, a linha de perfumes Cartier ilustra bem o estilo e o refinamento do joalheiro, graças ao talento da perfumista permanente, Mathilde Laurent, que aliás, fez seus estudos na Guerlain. Seu nariz afiado lhe permite satisfazer a exigência de apaixonados privilegiados em busca de uma assinatura única. Após uma entrevista pessoal, Mathilde Laurent esboça várias propostas, que ela aprimorará na medida da troca com o cliente, até chegar à nota exata. Um “trabalho de autor” que, por 60 000 euros, se veste com dois frascos em ouro e cristal em um estojo de couro vermelho, três vaporizadores recarregáveis, uma nécessaire de viagem e recargas de 500 ml, garantidas por toda a vida.

 

A criação de um rastro único não é no entanto apanágio de grupos prestigiosos. O célebre nariz Francis Kurkdjian (Le Mâle, Jean-Paul Gaultier), que fundou sua própria maison em 2009, trabalha por exemplo para uma clientela privada há uma dezena de anos (por cerca de 15 000 euros).

 

Os perfumistas independentes trabalham igualmente sob encomenda

 

Se o perfume sob medida se dirige a alguns happy few, ele se democratizou nestes últimos anos com o surgimento de jovens criadores, a exemplo do estúdio Flair, com as perfumistas Amélie Bourgeois e Anne-Sophie Belhaghel. Se elas se exprimem junto a marcas alternativas, também compõem para particulares que sonham com uma segunda pele. Um primeiro encontro permite “desenhar” a personalidade do cliente com a ajuda de um questionário. A escolha lhe será oferecida através de dois acordes, trabalhados separadamente pelos dois “narizes”. O mais apropriado será refinado até encontrar seu perfeito equilíbrio, declinado em 3 frascos envoltos em couro: 50 ml de eau de toilette e de eau de parfum, mas também 15 ml de extrato, dentro do espírito de um retorno às fontes, caro a este artesão dos sentidos (por cerca de 2 200 euros).

 

 

Um rastro único : é a promessa que faz Stéphanie de Bruijn no coraçãodeseu gabinete na rua de l’Université, no VIº arrondissement de Paris. As “bases” (composições em parte completas) que ela já inventou, lhe permitem elaborar a assinatura de seu cliente, personalizando-as ao sabor de suas afinidades olfativas. A menos que ele prefira partir de uma página em branco para escrever sua história (de 200 a 3 000 euros de acordo com o serviço escolhido).

 

 

Cinquième Sens é uma escola destinada tanto aos apaixonados por perfume como aos profissionais que desejam se aperfeiçoar. Mas este espaço também é animado por perfumistas que compõem a pedido, para marcas ou particulares. Cerca de três encontros são necessários para chegar ao acorde ideal (preço fixo: 1 500 euros).

 

Porque a moda atual se presta à personalização, o sob medida fascina tanto o privado como os profissionais do meio. A butique Ex Nihilo, que abriu suas portas no último inverno, renova a seu modo o conceito de perfume couture.

 

Ex Nihilo : uma alternativa ao perfume sob medida

 

Esta nova maison, com design muito elegante, aninhada na rua Saint-Honoré, se dirige principalmente a uma clientela abastada, com uma coleção de oito perfumes cujo preço se avizinha dos 200 euros por 50 ml. Mas seu trunfo reside na possibilidade de se presentear com um perfume à la carte. Assim, é possível customizar na hora a fragrância de sua escolha com a ajuda de uma ou várias matérias selecionadas no órgão do perfumista. Uma visão menos onírica mas também mais acessível (cerca de 290 euros o frasco com 100 ml).

 

A ideia de um perfume somente para si ainda é hoje em dia uma espécie de fantasma para muitos dentre nós. Todavia, a multiplicação das marcas confidenciais no seio da Alta Perfumaria oferece um largo leque de rastros raros e misteriosos com os quais você não cruzará em todos os cantos de rua. Amouage, MDCI, Profumum Roma ou Aedes de Venustas, para só citar algumas : tantas maisons exclusivas para encontrar a pérola rara...

Sophie Normand

Sophie Normand

Descubra seu perfil

Apaixonada por perfumes desde a adolescência, fui no entanto estudar direito e depois jornalismo. Foi quando eu era redatora que tive a ideia, há mais ou menos 3 anos, de um blog sobre perfumes. Em paralelo, compartilho minha paixão através de outros suportes (OSMOZ, l’olfathèque,...

  • 11 february 2016

    Excelente artigo... parabéns ao OSMOZ

    Reportar abuso
  • 08 july 2015

    Cartier sin duda un excelente diseñador

    Reportar abuso
  • 31 january 2015

    @Sophie 'bluehour', merci pour ces précisions... Et je suis alors davantage surprise qu'une adresse comme 'Ex-Nihilo' soit citée, car elle offre une personnalisation 'limitée' entre 6 matières premières et 8 parfums de base. Si je suis sûre que leurs matières premières, et parfums de base sont de qualité (et bravo à leurs 'Nez'), il n'en reste pas moins que leur concept repose sur une série de concepts 'de niche' les précédant... Le 'Parfum sur mesure' est une composition unique, dont chaque humeur s'empare comme un virtuose. Alors, j'ai trouvé personnellement 'dommage' d'élever un 'DJ' au rang des compositeurs...

    Reportar abuso
  • 25 january 2015

    http://www.osmoz.fr/inspiration/questions-selections/218/votre-univers-olfactif-avec-osmoz

    Reportar abuso
Você quiser ler mais comentários ? Veja mais
  • 25 january 2015

    http://www.osmoz.fr/inspiration/questions-selections/218/votre-univers-olfactif-avec-osmoz

    Reportar abuso
  • 25 january 2015

    Orion, l'article concerne le parfum sur mesure et non le conseil sur mesure. C'est pourquoi Nose est cité dans notre article sur le profil olfactif que vous trouverez en naviguant sur le site. Bien à vous.

    Reportar abuso
Você quiser ler mais comentários ? Veja mais