A cidade e os perfumes
Revista OSMOZ

A cidade e os perfumes

24 may 2012

image-fragrance-cidade-perfumesO ambiente urbano tem sido tema frequente e recorrente de fragrâncias. As referências estão estampadas nas embalagens – que contemplam desde formas de edifícios aos modernos grafites. Já em meados da década de 1980, as cidades eram alvo de homenagem - Paris, de Yves Saint Laurent, exibia um frasco com facetas que refletiam as luzes, tal como a capital francesa.

Na virada do século 20 para o 21 surgiram mais perfumes que evocavam o espírito cosmopolita. DNKY, de Donna Karan, um Floral Frutal lançado em 1999, era praticamente uma declaração de amor da estilista à cidade, com seu frasco em forma de edifício. Aliás, essa paixão deu frutos, ou melhor, maçãs, como demonstra a linha de fragrâncias Delicious, referência direta à Big Apple. A marca Elizabeth Arden vem, desde 1996, lançando versões para o perfume 5th Avenue, em pleno coração da cidade americana. Em 2010, surge SJP NYC, Floral Frutal inspirado no espírito urbano de Carrie Bradshaw, personagem da atriz Sarah Jessica Parker no seriado Sex in the City. A marca que levou ao limite a obsessão por NY, porém, foi a Bond NYC no. 9, que conta, até agora, com nada menos que 51 perfumes (22 lançados no Brasil), inspirados nos ecléticos bairros da cidade.

Da mesma forma, para celebrar a alma londrina, Burberry London, de Burberry, de 2006, apresentava o vidro envolvido no tecido ícone da grife. Nem o estilista Giorgio Armani escapou do tema – o duo City Glam, Emporio Armani, celebrava happy hours e festas entre os casais no começo dos anos 2000. Da safra mais recente de celebração à urbe, Flower Tag, de Kenzo (2011), deixa claro o encontro da arte e do grafite, com a palavra Flower repetidamente inscrita em seu frasco.

No Brasil, o fenômeno se repete. Já em 2005 a Avon lançava o perfume masculino 015, destinado ao homem antenado, “que caminha nas ruas e se diverte na metrópole”. Em 2007 a L’Acqua di Fiori tinha em seu portfolio Urban Code, um Oriental Amadeirado, com design clássico de linhas retas. Já Eudora, lançou em 2011, dois duos. O Urban Lovers masculino e feminino, definido como uma frase emblemática: “Descubra a cidade. Explore a paixão.” A inspiração? Histórias de encontros e desencontros na metrópole. O outro duo – Voltage Orange e Voltage Purple, ambos em forma de pilha – sugere uma fragrância que tem a mesma vibração enérgica dos grandes centros. Neste ano foi a vez da marca Natura explorar essa veia, com Kaiak Urbe, um Aromático Fougére com cores e texturas inspiradas no cenário urbano. Será que a perfumaria seguirá o ritmo frenético das cidades em lançamentos com esta tendência?

Bel Ascenso

Bel Ascenso

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Jornalista especializada em beleza, colabora com várias revistas femininas, como Elle e Estilo, revistas customizadas, sites e blogs de beleza. Meu primeiro perfume Calèche, de Hermès Meu perfume preferido Mais que um... Light Blue, de Dolce e Gabbana/L’Eau d’Hadrien, de...

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