Revista OSMOZ

Seu melhor trunfo de sedução : as notas mais sexys da perfumaria

04 february 2014

“O coração tem razões que a própria razão desconhece...” Murmura-se frequentemente que a atração é antes de tudo uma questão de química, em que o cheiro do outro e de sua pele não nos é estranho. Aliás, o perfume também. Porque às vezes algumas gotas de um elixir mágico são suficientes para fazer você entrar na pele de uma sedutora ou de um conquistador, enquanto outros acordes não têm seu correspondentepara revelar seus charmes e sublimar seu sex appeal. Como em um guarda-roupa onde você pode remexer conforme seu humor, descubra aquela que, entre nossa seleção de tendências olfativas, arrastará mais de um (a) em seu rastro...

 

1. Voltar aos essenciais com o almíscar

Se existe uma nota que é intimamente ligada à história da perfumaria, esta é o almíscar. E por isto: esta matéria com odor acariciante de pele serve tanto como fixador como exaustor de voluptuosidade nas composições.

De origem animal, os almíscares são reproduzidos hoje em dia de modo sintético. Eles tanto podem ser puros e algodoados quando se trata de “almíscares brancos” quanto carnais para os almíscares “sujos”, com uma sensualidade selvagem. Dois rostos, dois charmes que tudo opõe, mas com certeza sexys...

Alguns incontornáveis: o Original Musk de Khiels, falsamente comportado com seus almíscares ronronantes, Musc Koublai Khan de Serge Lutens, animal, felino, selvagem mas muito sensual, ou ainda Narciso Rodriguez For Her, um buquê floral envolvido por uma bolhade almíscares redondos e cintilantes que o sexo masculino ama.

2. Exalar flores brancas para enfeitiçarmelhor

As espirais hipnóticas de um jasmim, a aura exótica do yang yang ou da flor do frangipani, uma tuberosa com acentos láteos e de coco, perturbadora e entorpecente...

Tantos rastros solares que lançam um cheiro bom de férias em uma praia paradisíaca do outro lado do mundo. Mas são principalmente as essências que vêm enaltecer a pele desenhando uma feminilidade suave, radiosa e lasciva. Irresistível.

Lance-lhe um feitiço com os encantamentos sensuais do buquê floral e abaunilhado de Songes de Annick Goutal, ou de uma gardênia moderna e resplandecente, com uma névoa frutada, a de Gardez-Moi de Jovoy. A menos que você prefira brincar de vamp por uma noite graças aos eflúvios de tuberosa de Beyond Love By Kilian…

       

3. Um pouco de tempero para apimentar a atmosfera

Se as especiarias são conhecidas por suas virtudes afrodisíacas na cozinha, elas também sabem levar o desejo ao coração do perfume. O gengibre, certamente, mas também a canela, a pimenta-rosa, o cravo-da-índia, o cardamomo ou ainda o açafrão: são inúmeras as receitas para acrescentar um toque picante em uma composição. Andróginas, as especiarias emprestam seus trunfos às fragrâncias femininas mas se introduzem também entre os homens, como a canela de Spicebomb de Victor & Rolf ou Egoiste de Chanel.

Entre as mulheres, a doçura látea e picante de Safran Troublant de L’Artisan Parfumeur, o gengibre de Like This de Etat Libre d’Orange ou ainda o cominho de Aziyadé de Parfum d’Empire, são outras poções do amor para seduzi-lo.

4. Exaltar sua feminilidade com notas atalcadas

Nada melhor que um perfume com eflúvios de pó de arroz e outros cosméticos para exprimir uma feminilidade atemporal. Doces, arredondadas e cremosas, as notas atalcadas são para a perfumaria o que um decote profundo é para a voluptuosidade.

Para vocês, portanto, notas de íris, rosa e violeta, mas também as delicadamente florais e amendoadas do heliotrópio. Algumas fragrâncias míticas representam perfeitamente este registro: L’Heure Bleue de Guerlain ou Ombre Rose de Jean-Charles Brosseau. Mais recentemente, Flower de Kenzo ou Lipstick Rose de Frédéric Malle retiraram do estilo atalcado seus mais belos atrativos.

5. Embriagar-se com os charmes do Oriente.

Porque pedem emprestado aos bálsamos suas tonalidades calorosas, os perfumes orientais são verdadeiros elixires de sedução. De gotas de benjoim ao absoluto de baunilha negra, passando pelo láudano ou o arredondamento gourmande da fava tonka: o acorde ambarado se reveste de nuances ardentes para exaltar a sensualidade.

Alguns must-have para fazer subir a temperatura: Shalimar e seus derivados de Ode à la Vanille em Guerlain, a aliança ultra sexy de almíscares e âmbar de Musc Ravageur de Frédéric Malle, o hálito tórrido de Habanita de Molinard ou ainda Ambre des merveilles de Hermès. Para os homens: Bois d’Argent de Dior ou  Pi de Givenchy.

     

 

6. Faça da gourmandise seu pecadilho

Apetitoso, excitante, atraente... Tantas palavras que unem o universo da gourmandise ao do desejo. Se os confeitos lhe dão água na boca, não serão as fragrâncias que irão faltar no universo da perfumaria para que você se deleite com as frutas vermelhas, caramelos e outras doçuras.

Sejam deliciosamente belas, como o divertido confeito colorido, com a flor de laranjeira e a baunilhade Guimauve de Réminiscence, ou a amêndoa de Rahat Loukoum de Lutens. As que sabem se proporcionar prazer sem excessos não resistirão à jovialidade sutil de Candy de Prada e seu caramelo finamente orlado de notas atalcadas. As mais provocantes não deixarão de lado os grandes clássicos do gênero, Angel ou Lolita Lempicka.

Os homens poderão remexer no repertório gustativo com A-men de Thierry Mugler e seu delicioso chocolate-café ou se envolver com o tabaco adocicado de Back to Black by Kilian.

7. Inspirar-se no mito das Mil e uma noites...

Fruto da infecção de uma árvore nos países Laos, Camboja ou Birmânia, a preciosa madeira oud é no entanto extraída a verdadeiro preço de ouro. Inicialmente apreciada pela cultura do Oriente Médio, ela hoje desfralda seus charmes misteriosos em toda a perfumaria ocidental.

O precursor M7 de Yves Saint Laurent havia fundido a essência animal e defumada desta madeira tão particular em um acorde ambarado e amadeirado, queimando como o desejo.

A aura escura desta resina singular hoje intriga tanto os consumidores como as marcas, que captaram seu poder perturbador misturando seus volteios carnais à rosa ou ao açafrão em Agarwood de Heeley ou às ambaradas, amadeiradas, animais e picantes de Tobacco Oudde Tom Ford, citando somente esses.

Sophie Normand

Sophie Normand

Descubra seu perfil

Apaixonada por perfumes desde a adolescência, fui no entanto estudar direito e depois jornalismo. Foi quando eu era redatora que tive a ideia, há mais ou menos 3 anos, de um blog sobre perfumes. Em paralelo, compartilho minha paixão através de outros suportes (OSMOZ, l’olfathèque,...

Você quiser ler mais comentários ? Veja mais
    Você quiser ler mais comentários ? Veja mais