Matérias-primas
As matérias-primas são os ingredientes utilizados para a formulação do perfume. Naturais ou sintéticas, elas formam a paleta do perfumista e são combinadas entre si para compor uma criação original. O perfumista dispõe em média de 4.500 matérias-primas e as possibilidades de combinações são infinitas. Descubra a riqueza olfativa, a história, bem como os métodos de extração das matérias-primas indispensáveis.

Floral
"O caráter natural das notas florais torna seu uso agradável e indispensável na perfumaria feminina. As diferentes flores aromáticas que compõem essa família..."
Ver os perfumes


Aldeído
"Os aldeídos, corpos químicos e sintéticos em sua maioria, possuem um aroma muito marcante e levemente gorduroso. Eles são utilizados para dar volume, brilho e aroma..."
Ver os perfumes

Animal
"O carácter sensual das notas animais as tornam essenciais na elaboração dos perfumes contemporâneos. Também são apreciadas por suas propriedades fixadoras. Aos..."
Ver os perfumes

Aquático
"Uma novata no universo olfativo da perfumaria fina, a tonalidade aquática lembra a água das cachoeiras, o mar ou o ar. Ela é transparente, fresca, natural e muito..."
Ver os perfumes

Aromático
"A lavanda, o alecrim e a artemísia ilustram essa família olfativa. Essas notas conferem um caráter viril e energético aos perfumes que os contêm. Elas são..."
Ver os perfumes

Balsâmico
"A baunilha, o benjoim e o tolu são as matérias-primas mais características dessa família. Seu aroma, ao mesmo tempo doce e amadeirado, é geralmente associado com..."
Ver os perfumes

Madeira
"O cedro da Virgínia, a madeira do guáiaco, a essência de pinho, o patchouli, o sândalo e o vetiver ilustram essa grande família olfativa."
Ver os perfumes
Couro
"De origem natural ou sintética, a nota de couro é uma das mais antigas na perfumaria. De aroma doce (estoraque), esfumaçado e de alcatrão (bétula), geralmente é..."
Ver os perfumes

Especiado
"Essa família reagrupa os temperos atualmente utilizados na culinária, assim como as notas florais, como o cravo-da-índia. Eles dão personalidade e trazem calor e uma..."
Ver os perfumes

Frutal
"Muito apreciadas, as notas frutais dão modernidade e originalidade aos perfumes. Na maioria das vezes, elas são reproduzidas sinteticamente. O melão, o pêssego e a..."
Ver os perfumes
Herbal
"O manjericão, a menta e a manjerona são considerados notas herbais, mais especificamente utilizadas na perfumaria masculina por seu caráter fresco, único e tônico."
Ver os perfumes

Cítrico
"Entende-se por "cítricos" os óleos essenciais obtidos através da extração do sumo de frutas, como a bergamota, o limão, a laranja, a tangerina, etc., associadas..."
Ver os perfumes

Íris
"Muito elegante, essa tonalidade engloba mais amplamente as notas de violeta até a mais refinada nota de íris de Toscana, muito apreciada pelos perfumistas para a..."
Ver os perfumes

Musgo
"Tonalidade que lembra o aroma de floresta e de madeira. O musgo de carvalho é o elemento importante da nota chipre. Ele traz substância, calor e riqueza aos perfumes."
Ver os perfumes

Almíscar
"Utilizado sob a forma de tintura (infusão em álcool), o produto natural proveniente do veado almiscareiro é atualmente substituído por produtos sintéticos. Os..."
Ver os perfumes

Tabaco
"A família tabaco é caracterizada por notas suaves, amadeiradas, de talco e adocicadas. Essas notas conferem suavidade e riqueza aos perfumes."
Ver os perfumes
Verde
"Esta família está muito em voga desde meados do século XX. O gálbano (substância natural) dá origem a numerosos perfumes chamados “verdes”. A nota verde é..."
Ver os perfumes