Retrato olfativo #5 : Eckbo57
Comunidade OSMOZ

Retrato olfativo #5 : Eckbo57

08 january 2015

- Qual foi seu primeiro perfume ?

Oprimeiro perfume que me marcou realmente foi Eau Neuve de Lubin, presente de Natal de uma das minhas avós. Aliás, eu encontrei uma versão bastante semelhante que me encheu de alegria, pois por muito tempo achei que Eau Neuve permaneceria unicamente em minhas lembranças.

 

- Você pode nos dizer a sua seleção pessoal, seus 5 perfumes preferidos?

Esta questão não é fácil ! Vou tentar respondê-la de maneira objetiva, pois seriam mais de 5:

-       N°19, Chanel

-        Nahéma, Guerlain

-        Infusion de Rose, Prada

-        Fidji, Guy Laroche

-        l'Air du Temps, Nina Ricci

 

- Se você fosse um perfume, qual deles você seria?

Eau des Merveilles de Hermès. Sinto-me muito próxima desse perfume, borbulhante, vivo, alegre. Sua pirâmide invertida doce-salgada, original, me agrada muito particularmente. E ele me trouxe sorte este ano... é maravilhoso !

 

 

- Que perfume você usa neste momento?

Atualmente eu uso vários, mas o meu preferido é Cherry Blossom, uma cereja cítrica muito delicada que me arrebata.

 

- Qual é o perfume que você ainda não sentiu e que você deseja?

Existem muitos ! Se tivesse que ser só um, este seria Lux de Mona di Orio, que foi descontinuado muito cedo. Ele me parece inacessível, em todos os sentidos do termo. A dedicatória a Edmond Roudnitska é muito tocante.

 

- Como você escolhe um perfume ?

Quando escolho um perfume, gosto de fazê-lo sem ter dor de cabeça. É preciso que a pirâmide me inspire, que eu me sinta à vontade com o perfume, que eu possa usá-lo em todas as circunstâncias. Confesso comprar às cegas de vez em quando, mas como regra geral, eu prefiro testá-lo na pele; nunca se está livre de uma má surpresa.

 

- Qual é seu perfume masculino ou unissex preferido ?

Eau de Campagne de Sisley, uma golfada de oxigênio

 

- Qual é seu perfume feminino ou unissex preferido ?

Une Ode à l'Amour : Le Parfum de Thérèse (Edmond Roudnitska) Editions de Parfums Frédéric Malle, fragrância chipre perfeita.

 

- Para você, qual é o cheiro (perfume ou ingrediente) da felicidade?

O lírio-do-vale, que me deixa sempre de bom humor, ainda mais porque seus sininhos simbolizam a felicidade.  Eu teria muita dificuldade em sacrificar a tradição de oferecer ou receber uma haste de lírio-do-vale no 1º de maio.

 

 

- Se o perfume fosse um objeto, o que ele seria ?

Um álbum de fotos, pois o perfume baliza nossa vida, nossa memória olfativa... emoções, instantes... Eu associo frequentemente um perfume a um determinado momento, ou o inverso.

 

- Se o perfume fosse um livro, qual seria ele ?

Um manual de História, tantas foram as épocas e as diversas e variadas utilizações que o perfume conheceu. A cronologia de Fragonard, em 3 períodos, me parece muito judiciosa: da Antiguidade à Idade Média, da Renascença ao século das Luzes, a Perfumaria moderna (e contemporânea).

 

- Se o perfume fosse uma canção, qual seria ela?

Le Pouvoir des Fleurs de Laurent Voulzy, uma canção ao mesmo tempo romântica e realista, que para mim sempre evoca o universo da perfumaria.

 

- Se o perfume fosse um personagem, qual seria ele ?

Panoramix* , em algum momento o ancestral de nossos perfumistas, e a poção, talvez o primeiríssimo perfume. Panoramix nunca entregará sua fórmula mágica, assim como os perfumistas guardam seus segredos.

 

- Qual é sua melhor lembrança perfumada da infância?

Eu acho que como muitas crianças, o odor dos bolos e das tortas saindo do forno, receitas, uma delícia olfativa e um regalo para as papilas.

 

* Panoramix : personagem da história em quadrinhos Astérix, é druida e fabrica a poção mágica que dá forças sobre-humanas aos membros de sua aldeia.

OSMOZ team

OSMOZ team

Descubra seu perfil

Você quiser ler mais comentários ? Veja mais
    Você quiser ler mais comentários ? Veja mais