Os designers de moda com um bom nariz - Capítulo 1
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Os designers de moda com um bom nariz - Capítulo 1

06 march 2015

Parece que entre o mundo da alta moda e fragrâncias que às vezes há um passo... Alguns gênios da moda tornou-se criadores de perfume, rivalizando com os grandes perfumistas. Hoje entramos no mundo de três deles para ver como eles interpretam a Mulher e perfume.

 

 

Por Lanvin sabemos Prétexte, Rumeur, Scandal, My Sin... Mas o mais icônico, por trás da qual pode-se supor a musa é Arpège.

 

 

Criado por André Fraysse e Paul Vacher em 1927, Arpege é um aldeído floral. As notas de cabeça de bergamota, neroli e pêssego revelam um coração de jasmim, rosa, ylang-ylang e lírio do vale, o velório está cheio de sândalo, baunilha, tuberosa e vetiver.

 

A garrafa (esférica) tem uma tampa de ouro e um desenho estilizado de Jeanne Lanvin e sua filha Margaret, criança. Porque é para ela qu'Arpège foi criado. Esse simbolismo da mãe e filha também permeia todas as criações de Lanvin, mais do que uma tendência, a essência, imortalizada em uma dança cheia de amor. Uma mensagem tão cheia de emoção que não parar o tempo, mas além dele, e vai além do estilo da moda.

 

 

A fórmula foi ligeiramente revisto em 2006, e seu aroma agora mais de sessenta flores raras e preciosas.

 

Com sua primeira fragrância, Classique, Jean Paul Gaultier, em 1993, nos dá uma fragrância floral oriental, seguido de Le Mâle e revela a sua identidade olfativa. Mas com Ma Dame, ele reflete um trabalho enquanto dedicado a uma musa.

 

 

Lançado em setembro de 2008, Ma Dame é uma criação do perfumista Francis Kurkdjian (também autor de Fragile e Monsieur Eau du Matin).

 

É uma fragrância brilhante, brincalhão, que abre com grenadine e laranja sangue. Estas notas são, então, em vez de flores, incluindo rosa, para completar o cedro e almíscar branco. Uma fragrância floral amadeirado musk com toques cítricos.

 

Para a campanha, a modelo Agyness Deyn está na frente do objectivo de Jean-Baptiste Mondino, com Jean Paul Gaultier. Note-se a trilha sonora: 3e Sexe (terceiro sexe), o grupo Indochine, que evoca uma mulher que combina tanto feminino e masculino, uma fusão de gênero, das almas. No mesmo espírito, encontramos Gaultier2, também de Francis Kurkdjian.

 

 

A terceira fragrância memorável, através da história comum de fragrâncias e moda: Shocking, Elsa Schiaparelli (1936). Criativa e pioneira, tanto na moda e na sua interpretação da mulher e seu perfume, a garrafa tem inspirado Jean Paul Gaultier, anos mais tarde. Com este perfume, ela popularizou uma cor, Rosa Shocking, no qual ela o drapeado fragrância.

 

Como explica o autor Helen Varley, "Esta rosa intenso foi chamado rosa chocante nos anos trinta, rosa quente, nos anos cinquenta, e extravagante rosa em anos soissante ... Ele está à frente de mais de uma revolução pelas gerações jovens ... é um prazer para alguns, uma cacofonia gráfico para os outros. »

 

Para Elsa Schiaparelli, roupas permite plena expressão. « A peça não pode simplesmente ser pendurado na parede como um quadro ou permanecem intocadas, protegido por anos, como um livro. Roupas vidas somente se porta e assim que ele cair sobre os nossos ombros, uma nova personalidade toma conta de nós e anime - ou pelo menos tentando fazer – exalta, destrua ou transforma em uma ode à beauté. Muitas vezes torna-se um objeto comum ou até mesmo uma triste caricatura do que nós queríamos que ele fut- um sonho, uma maneira de se expressar. »

 

E mesmo vale para o perfume.

 

Harmonia é a palavra que melhor define a criação de Elsa Schiaparelli, perfumaria incluído. A garrafa de Shocking é o resultado da colaboração com dois artistas surrealistas Marcel Vertes, que criou os anúncios, e Salvador Dalí, cuja obra "Mulher com uma cabeça de flor" refere-se a um frasco de perfume.

 

 

O próprio design do frasco é inspirado no modelo com as medições da atriz Mae West, onde Elsa Schiaparelli trajes formado para o pêssego filme (Férias para Todos,1937).

 

A fragrância é uma fragrância única, inimitável, que atingiu o estado de ícone. A nota aldeídicas contrasta com bergamota e estragão. O acordo entre floral rosa, jasmim e madressilva é "chypre" na medida em que lembra o cheiro de cosméticos, a das mulheres na década de trinta, em uma base de patchouli adoçado por mel, feito de civet de ultra sensual.

 

Muito em breve, você vai encontrar outros artistas perfume no cruzamento de moda e fragrâncias, em nossa série!

 

 

Photos : © Lanvin, © Jean Paul Gaultier, © Elsa Schiaparelli, © Pixabay

Dominga Ciavarella

Dominga Ciavarella

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Make up artist e beauty coach com uma paixão por fragrâncias, eu sou o autor do blog Profumi e Sensazioni (Perfumes e Sensations). http://yslbeauteitalia.blogspot.com

  • 11 june 2017

    The Shocking packaging was given a salute by Prada Candy it seems as I have packaging from that fragrance that looks like the above.

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  • 02 october 2015

    Arpege me recuerda a la mitología Griega y es muy pasional.

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  • 30 august 2015

    Me gustan mucho, la presentación de los perfumes, las formas de los envases, son muy llamativos que invitan a quererlos tener.

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  • 25 july 2015

    La publicidad lo que mas quiere de sus consumidores es llamar la atencion por medio de imagen. Ya sea por colores fuertes, por mujeres bellas y la combinacion de ambos es bastante llamativa mas si se usa con una imagen de la que la mayoria de la poblacion quiera copiar, como maquillaje, vestuario, zapatos, etc.

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